 Página Anteirior
 Página Anteirior Sofia Esteves diz como ter uma carreira — e não só um emprego
 Sofia Esteves diz como ter uma carreira — e não só um emprego O que é disciplina, afinal? Sofia Esteves responde
 O que é disciplina, afinal? Sofia Esteves responde Como fazer a gestão do tempo com sabedoria, segundo Sofia Esteves
 Como fazer a gestão do tempo com sabedoria, segundo Sofia Esteves 8 hábitos diários para aumentar sua inteligência emocional
 8 hábitos diários para aumentar sua inteligência emocional 4 truques para escrever mais rápido (e melhor)
 4 truques para escrever mais rápido (e melhor) Responda a estas 4 questões para saber se está no caminho certo
 Responda a estas 4 questões para saber se está no caminho certo
A segunda palestra do IV Ciclo de Conferências promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), Escola do Transporte e Sest Senat, em Brasília, foi realizada nesta quinta-feira (25) com o administrador de empresas e comentarista da Rádio CBN e da TV Globo, Max Gehringer. Ele abordou, de forma bem humorada, diversas situações que envolvem o ambiente corporativo.
Segundo ele, o mundo está em constante processo de transformação - e cada vez mais rapidamente – sendo que todos devem se adaptar a essa nova realidade. Uma das principais mudanças é a maior participação das mulheres no mercado de trabalho em cargos de liderança. “Hoje em dia 60% dos alunos que entram nas faculdades são mulheres. E mais da metade das pessoas que abrem negócios no Brasil, 55%, segundo o Sebrae, são mulheres”, disse.
Outro ponto destacado por Gehringer é a necessidade da atualização em relação aos estudos. Até porque, se o profissional só sabe desempenhar um determinado papel dentro da empresa, essa função pode ser desnecessária amanhã, por isso é preciso aprender coisas novas. “Eu nunca parei de estudar, sejam cursos técnicos, de graduação ou mesmo temas de interesses diversos. O importante é não parar nunca. Não existem coisas ridículas ou coisas mal aproveitadas, existem coisas que não ainda não descobrimos ainda como aproveitar”, ressaltou.
Em relação à qualificação profissional, ele explicou que a atual grande lacuna no Brasil é a falta de profissionais com formação técnica. Ter um curso superior não é mais diferencial algum, na avaliação de Gehringer. “O maior contingente de desempregados no Brasil é formado por jovens de até 25 anos com curso superior completo e que nunca trabalharam. Se você quiser, é possível marcar um atendimento para amanhã com um médico, advogado ou esteticista, por exemplo. Mas com um pedreiro ou marceneiro, está muito difícil. E esses profissionais definem o quanto querem ganhar, o que não acontece em outras situações”.
O comentarista também reforçou a importância da socialização no ambiente de trabalho. “Gente é igual em qualquer lugar. Se eu entender de gente, não preciso entender o resto. Tive muitas chances de crescimento por saber conversar. Você pode ser o melhor aluno do colégio sem conversar com ninguém na escola. Mas numa empresa, você tem que interagir bem com outras pessoas, senão, não dá certo”, garantiu.
Carreira
Um dos últimos temas tratados por Max Gehringer em sua palestra na CNT foi a questão da realização profissional. De acordo com ele, nem todos almejam cargos de chefia, e o importante é fazer o que gosta. “De cada dez pessoas, sete nunca serão promovidas na vida. E uma, em mil, chegará ao topo. Temos que fazer o que nos traz satisfação”.
Aerton Guimarães
Agência CNT de Notícias
 
        
          XV de Novembro, 406, sala 101
          Próximo ao calçadão
          São Miguel do Oeste - SC
          (49) 999442772
          (49) 36222887
        
            Copyright © 2025 Komportamentu´s - Assessoria em Recursos Humanos.
            Todos os direitos reservados